Meus $0,02 sobre o OpenAI Dev Day
Cada vez que o Sam Altman sobe em um palco, 100 startups morrem, e ontem não foi diferente! (Felizmente não foi a minha 😬).
Uma das coisas que mais me chamou atenção foi eles terem atingido 800 milhões de usuários semanais, frente a 400 milhões em fevereiro desse ano.
Como comparação, o X tem 600 milhões de usuários - com a diferença que eles lançaram em 2022 e o X em 2006.
Mais impressionante ainda: o uso da API saltou de 300 milhões de tokens por minuto para 6 bilhões. É um crescimento absolutamente insano e que, na minha opinião mostra que AI pode ser qualquer coisa, menos bolha.
Sam Altman começou dizendo que “is the best time in history to be a builder” - e eu vou ter que concordar. E depois de assistir e testar algumas das ferramentas anunciadas no evento, vim aqui compartilhar meus $0,02 sobre as coisas (e o caminho das pedras de como você pode usar isso na sua empresa).
TL;DR: O que rolou no DevDay
Dentre os principais anúncios estavam:
AgentKit: toolkit para criação de workflows de agentes (tipo um n8n, só que com lasers)
App SDK: transformando o ChatGPT na nova App Store (hello, novo canal de vendas!)
Sora 2 + API: vídeo com áudio sincronizado disponível para desenvolvedores
GPT-5 Pro: o modelo mais preciso que eles já fizeram (e mais caro)
GPT-realtime-mini: modelo de voz 70% mais barato
GPT-image-1-mini: geração de imagens 80% mais barata
Eu vou comentar o que me impressionou de verdade: AgentKit e o App SDK.
AgentKit (Sorte de hoje: você não é o founder do n8n)
Essa foi a novidade que mais me impressionou e onde vejo as maiores oportunidades de negócio.
O AgentKit é basicamente uma série de building blocks para construir agentes em uma interface visual como o N8N, só que você não paga nada por isso (além dos tokens em si).
O kit inclui 4 ferramentas principais:
Agent Builder: aka N8N com lasers - uma canvas visual para criar workflows de agentes
ChatKit: uma interface que permite que você embede o chat do seu agente em qualquer lugar
Evals: para avaliar a performance dos agentes com datasets e trace grading
Connector Registry: integrações nativas para conectar o agente com apps de terceiro
Eu vejo isso como um move estratégico da OpenAI para aumentar o stickiness e switching costs dos usuários. Toda semana, alguém lança o ‘modelo mais poderoso do mundo’ e a dificuldade de mudar de um modelo para outro é muito pequena - logo, switching cost baixo (isso para todos, não só para o OpenAI).
O AgentKit te oferece uma camada de serviços que te deixa preso em uma série de coisas o agent builder, o chat kit, as evals - e obviamente, você não pode usar modelos da Anthropic, Gemini ou Grok ali dentro. Ou seja: se você quiser trocar de modelo, você vai ter que literalmente reconstruir o seu agente em outro lugar.
É o que eu sempre digo: em tecnologia, o preço da conveniência é vendor lock-in. Mas, para muitos, isso pode ser exatamente o que você precisa.
O N8N, naturalmente, já se posicionou dizendo que é open source, mais robusto, e que permite ao usuário ter a liberdade de escolher entre múltiplos providers de modelo.
Claro que a flexibilidade de poder trocar de um modelo para outro conta, mas, como usuária, achei a UI/UX e os componentes do AgentKit um absurdo de bom e um milhão de vezes mais bonitas que o N8N, além de te permitir criar chats com respostas que vão muito além de textos, utilizando componentes e generative UI como: calendário, previsão do tempo, carrinho de compras, entre outros.
Pra quem está pensando em construir um agente com um modelo do GPT, diria que é meio no brainer escolher o AgentKit ao invés do n8n.
APP SDK (A App Store do OpenAI)
Outra novidade que eu achei bem legal foi o App SDK. Na prática, é como se fosse uma ‘App Store’ do ChatGPT.
Imagina assim: você pede para o ChatGPT te ajudar a encontrar um apartamento para alugar. Ao invés de responder em texto, ele abre uma interface do QuintoAndar e te mostra um widget com vários apartamentos (incluindo fotos, etc), já considerando tudo o que ele sabe sobre você para escolher algo que seja a sua cara. Tudo sem sair do ChatGPT.
Para a OpenAI, o objetivo é claro: screen time. Manter 800 milhões de usuários pelo maior tempo possível na plataforma.
Para as empresas, isso pode ser um canal de aquisição interessante (e inexplorado) de colocar o seu business na frente de 800 milhões de usuários (and counting). Não à toa, o pessoal tem falado muito sobre “GEO” (generative engine optimization) - que é você otimizar a sua empresa para ser recomendada pelas LLMs. Com o App SDK, ele não só pode recomendá-la, mas também embedar o seu produto ali dentro, aumentando as chances de conversão.
No evento, eles demonstraram isso na prática:
“Crie um poster”: abre o Canva
“Encontre um imóvel”: abre o Zillow
“Monte uma playlist”: abre o Spotify
“Encontre um curso”: abre o Coursera
Eu particularmente gostei muito disso, sobretudo por causa da UX. Estou completamente obcecada por “Generative UI” - que são interfaces que se materializam sozinhas e dinamicamente na frente do usuário. Inclusive falei disso em uma newsletter recentemente e esse anúncio da OpenAI só reforça que isso veio para ficar.
Como testar:
Se você quiser ver isso na prática, vai no ChatGPT e cola esse prompt:
“booking.com help me find a hotel to stay in london from october 31st to november 11th in mayfair”
e você vai entender o que eu estou falando. FYI: Se você não começar o seu prompt com o nome do app, não vai funcionar.
Como não ser atropelado pelo próximo release do OpenAI
Pelo que tenho visto, os únicos empreendedores que conseguem dormir bem na véspera do OpenAI DevDay são aqueles que conseguem focar em um nicho específico - o famoso ‘niche to win’.
Isso porque uma empresa de $500B não pode se dar ao luxo de fazer produtos que atendam a um pequeno segmento de clientes. Por exemplo, um mercado potencial de ‘apenas’ $1B pode ser pequeno demais para a OpenAI, que levantou bilhões de dólares de investimentos, mas pode ser um mercado grande o suficiente para empresas que não têm uma expectativa de crescimento tão grande, por parte dos investidores, quanto eles.
Em resumo: generalistas estarão sempre sujeitos a verem seus negócios se tornarem obsoletos após um evento como esse. Não seja generalista. Essa é a minha conclusão.
Esse foi o resumão do que mais me impressionou no OpenAI Dev Day! Algum de vocês já testou essas novidades? Me conta nos comentários como foi!
Volto em breve.
Tchau! 👋












Não sei o que foi melhor: os novos "produtos" da OpenAI ou o seu resumo + comentários. Parabéns aos envolvidos, em ambos os casos!