Minha apresentação no Lovable Day (com slides)
Aprendizados do meu talk no Lovable Day para ajudar você a lançar apps com confiança
Sábado passado tive a honra de apresentar no Lovable Day, o maior evento presencial do Lovable no mundo! Foi incrível: apresentações de altíssimo nível, quase 1,000 participantes e muitas trocas e discussões produtivas sobre Vibe Coding e Inteligência Artificial.
Recebi muitos pedidos pelo PDF da apresentação — e sim, ele está disponível no final desta edição!
Mas antes, quero compartilhar um resumão dos pontos principais: 👇
🚀 4 takeaways da minha apresentação
Chegou a hora dos “idea guys": Passei anos no design e produto imaginando quando eu poderia transformar ideias em apps sozinha. Esse dia chegou 💅
Os ‘idea guys’ são aquelas pessoas criativas, que têm idéias de negócios e que dependem (ou dependiam) de um desenvolvedor para tornar aquela idéia realidade. Pela primeira vez na história, é possível que essas pessoas não só tenham idéias, como também tirem elas do papel, utilizando coding assistants como o Lovable. Como disse Sam Altman: “Idea guys are about to have their day in the sun”.Isso reflete em um curioso e novo perfil de founder: o solo founder. Aquele que consegue desempenhar o papel de hipster (marketing e produto), vendas (hustler) e hacker (engenharia), em uma pessoa só.
Resumindo: se você sempre foi cheio de idéias, chegou a sua hora de brilhar.
Mas nada é tão simples quanto parece (quem aí nunca xingou o Lovable? 😅)
Vibe coding e a democratização da engenharia trouxe novos problemas:
- Gafes de segurança (chaves expostas gerando prejuízos de milhares de dólares)
- Arquiteturas frágeis que não suportam novas features
- Coding assistants ‘desobedientes’ , que fazem coisas que você não pediu
- Vibe debugging : bugs persistentes que você arruma uma coisa e quebra outra
Minha sugestão: não coloque um software em produção se você não souber como ele funciona.
O Vibe Coding é real, mas sem planejamento, seu app vira um castelo de cartas.
Para ter bons resultados com Vibe Coding, você precisa entender sobre engenharia. E isso não significa que você tenha que aprender a codar em python, javascript, C ou assembly. Só que você precisa entender:O que o Lovable faz depois que você envia o seu prompt
As camadas que um software feito no Lovable tem
Os micro jobs que acontecem conforme o usuário interage com o software
Se você souber isso, a chance do Lovable entregar o que você espera é muito maior.
PRP > PRD — Product Requirement Prompts são a melhor forma de guiar LLMs com precisão
Um PRD (Product Requirement Document) é ótimo para alinhar humanos: descreve problema, público, features, roadmap e proposta de valor. Só que essas informações são completamente irrelevantes para o Lovable (o qualquer outro coding assistant) fazer qualquer tipo de implementação.
Se você quiser que o Lovable entregue o que você quer, você precisa de um PRP (Product Requirement Prompt) — instruções técnicas claras dizendo quais arquivos criar, quais dependências instalar e quais requisitos seguir (bem diferente de um PRP).
Um PRP não é muito útil para seres humanos, mas possuem todo o contexto necessário para uma IA fazer uma implementação bem-sucedida.
👻 Introducing: Epic
Se você não tiver tempo para aprender como faz um PRP, sugiro você testar o Epic. O app que nós acabamos de lançar dentro da venture builder da Donos.
É muito simples de usar:
Você descreve a ele o app que quer construir
Ele gera um PRD para você aprovar
Ele quebra seu PRD em inúmeros PRPs, prontinhos para você copiar e colar no Lovable
Pelos nossos testes, 92% dos PRPs gerados pelo Epic resultam em implementações precisas (one shot). Estou animada para ver vocês usando!
📂 Quer ver a apresentação completa?
👉 Assista ela na íntegra:
🗳️ Quero ouvir você!
Estou planejando os próximos conteúdos e queria sua opinião. Sobre o que você gostaria que eu ensinasse mais? Comenta aqui no Substack ou responde esse e-mail!
🔗 Links úteis
Conheça a Donos — minha consultoria
Teste o Epic de graça — o AI Tech Lead que transforma ideias em PRPs
⚡ Valeu a todo mundo que acompanhou no Lovable Day. Essa é só a primeira de muitas conversas que vamos ter sobre como founders podem construir mais rápido e com mais confiança.









Débora, parabénss! Me identifiquei superrr com você e pirei na sua jornada (louvável)! Mas minha situação é que estou no degrau 1! Tenho as idéias e to na fase de aprendizado com as IA's (Lovable e base44) não conheço nada sobre a parte técnica (sou dependente do chatgpt que tem traduzido pra mim). Tenho paixão por automatizar as coisas, sou engenheira agrônoma e to com muitos projetos na gaveta voltado para o agro e minha cabeça ta explodindo de possibilidades e oportunidades que to vendo! Me ajuda com um norte, quais as etapas de aprendizado e ferramentas (como o epic) você recomenda pra que eu siga de forma que seja otimizado esse aprendizado, dica de passo a passo mesmo. O que eu queria la no fundo era um curso seu!! Mas um novo post aqui ou video no youtube (to te seguindo la também) ja vai me clarear muitooo! Obrigada por essa sua disposição e disponibilidade abraço, muito mais sucesso pra você!
Parabéns Débora.